Gripe Asiática
A gripe asiática que se iniciou na China em 1956 e durou até 1958 deixou 2 milhões de mortos. No colégio em Lavrinhas, a quase totalidade dos alunos foi acometida por ela, inclusive eu, fazendo os dormitórios virar enfermarias, sob cuidado do Padre Antônio Corso, responsável pela saúde dos alunos.
Em Lavrinhas, no Ginásio São Manoel, fiquei até final de 1969. Foi ali que passei boa parte da minha adolescência. Durante esse tempo fizemos o curso de seminário que correspondia aos estudos do Fundamental 2 e o Ensino Médio. Foi também durante esse tempo que tive oportunidade de ter contato com a música, aprendendo tocar piano e sax na banda do colégio, sob a regência do clérigo Genésio Bonna, que tocava pistão como ninguém.
Teatro
Durante os seis anos que estive em Lavrinhas, participei, como soprano, de várias peças de operetas (teatro intercalado com cantos) usando vistosas roupas de pajem nessas apresentações.
Além dos espetáculos teatrais, todos os meses havia uma sessão acadêmica com apresentações de esquetes, músicas, declamação de poesias. Era nessas ocasiões que eu e meu colega Antonio Bertoluzzi éramos convidados a tocar gaitinha, sendo que umas de nossas músicas preferidas era a Canção do Soldado ou Canção do Exército e Santa Luccia, uma canção italiana.
Foi numa dessas sessões acadêmicas que declamei (eu tinha boa memória) uma poesia longa intitulada Consumatum est (Tudo está consumado), sendo muito aplaudido no final. Tive também a honra de declamar outra poesia bem extensa, O navio Negreiro, de Castro Alves (1847-1871), cuja casa na Bahia tive a honra de visitar e ter tocado na escrivaninha onde escrevia seus maravilhosos e eloquentes poemas.