Ato de Desagravo
Ainda durante a faculdade aconteceu um fato que chocou a comunidade católica do país:
durante um programa de televisão um pastor chutou a imagem de Nossa Senhora Aparecida. O fato desencadeou atos de desagravo em todo o país. Os alunos do colégio São Joaquim saíram em desfile levando o quadro de Nossa Senhora Aparecida, pintura a óleo que fiz a pedido do Padre Fausto Santa Catarina, então diretor do colégio.
Tapete Eucarístico
Outra iniciativa que fizemos com a ajuda de alguns colegas, entre eles Antonio Bertoluzzi, foi a decoração da larga rua defronte à catedral para a procissão de Corpus Christi, dando início a uma tradição que inclusive se espalhou por outras cidades do Vale do Paraíba.
Banda
Na faculdade havia um sala de música, um mini conservatório, com vários instrumentos pra quem quisesse aprender tocá-los. Eu me interessei pelo acordeão (sanfona).
Aproveitando disso, eu e mais quatro colegas do Curso de História e Geografia, sempre o mais animado de todos, formamos uma banda: eu no acordeão, José João, grande músico e tocador profissional do órgão na igreja, na clarinete, Edilson no bongo e Jorge no bumbo. Tocávamos em algumas solenidades e na festa do Diretor, quando ganhamos em primeiro lugar.
Passeio de Bike
Foi iniciativa ousada também do nosso grupo de Geografia, já ao final do curso, fazer um passeio de bicicletas de Lorena até Lavrinhas, percurso de 40 quilômetros de altos e baixos. Fiz o passeio numa bike de um aluno do colégio São Joaquim, Antônio Augusto Rangel Ferraz (Cici, que infelizmente veio a falecer em 2012) que gentilmente nos emprestou sua bike. Atendendo ao nosso convite, Padre Antônio Ferreira da Silva, nosso professor, também foi com a gente.
Luiz Brancalion que não era do nosso curso, mesmo sem dominar bem a arte de pedalar encarou a aventura, mas como não podia deixar de ser, levou um tombaço bem em frente ao quartel Quinto Batalhão de Infantaria Leve. Renato Querubim também não sabia andar bem. Em Cruzeiro, já na volta, quebra a bicicleta do Renato Querubim. Haja coragem! Por sorte, na volta, quando já não aguentávamos mais, ganhamos uma carona no velho caminhão do Padre Alvino Beber.
Brincando de Compor
Foi também durante meus anos de faculdade que compus algumas músicas: Pátria minha, Flautinha de ouro, Mãe, Prestem bem atenção. Mãe foi ensaiada pelo Sr. João, assistente dos alunos menores do colégio São Joaquim e cantada por eles no Dia das Mães. Prestem bem atenção foi gravada num compacto simples com o Coral São Domingos Sávio do Liceu Nossa Senhora Auxiliadora quando estive em Campinas no ano de 1996. Meu colega José João Rosa gravou no seu teclado Pátria minha e Flautinha de ouro e me enviou.